TCE E AVALIAÇÃO PERIÓDICA DO ESTAGIÁRIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No texto anterior falamos o porquê de a Instituição de Ensino assinar o TCE e principalmente, o que ela analisa:

A concomitância entre o que é ensinado na teoria com a prática no mundo do trabalho, o não conflito entre o horário do estágio e as aulas presenciais e o setor na empresa em que o estudante está estagiando, de fato, se tudo estiver ok, muito difícil da Instituição de ensino não assinar o TCE. Não vamos mais falar de retroatividade na assinatura do TCE pela Instituição de ensino, ok? Poucas assinam e se assinam, jamais com mais de 30 dias.

Acontece que, temos experiência em que a Instituição de ensino orientou tudo certinho sobre o preenchimento e o plano de atividades de uma estudante e junto com a estudante, acompanhamos a entrega do TCE para assinatura da Faculdade e seguimos todos os prazos, MAS…. o orientador do curso saiu de férias, o prazo estourou e a Empresa não poderia mais contratar, pois de acordo com a política interna desse cliente, só se pode iniciar o estágio se o TCE estiver assinado por todas as partes. O fim dessa história foi feliz, mas foi no último minuto, que sufoco.

Se por um lado a Instituição de ensino exige prazo e as vezes não cumpre, por outro lado, as empresas têm seus calendários contábeis que precisam seguir, a quem ofereça outros benefícios aos estagiários, sabe que sem o TCE, um plano de saúde a esse público, não pode ser efetivado. Perdem todos, a empresa, a Instituição de ensino e principalmente o estudante.

Não custa nada lembrar, mas se uma das partes não assina o TCE, não tem jeito, o estágio não pode acontecer! Então analise o risco de iniciar um estágio, contar com uma assinatura retroativa da Instituição de ensino e essa não concordar com as atividades do plano de estágio.

O TCE foi assinado por todos, maravilha, o estudante está se desenvolvendo, mas nenhuma avaliação foi feita. Algumas faculdades exigem uma periodicidade mínima para envio de uma avaliação, 6 meses, 12 meses, outras já não têm essa exigência. Falando de estágio não obrigatório, de fato, não se pede tanto, mas por que não fazer?

A Pyxo tem enviado um questionário de avaliação para a empresa e para o estudante, mesmo que a instituição de ensino não solicite, em geral, o retorno tem sido positivo, um feedback nunca é demais, ainda mais quando está se entrando no mundo do trabalho e tudo é novidade, então fica a dica.

Últimas Postagens

Melhore os processos de RH com completa automação de serviço online

Obtenha uma demonstração interativa de todos os recursos e habilidades do Pyxo. Estamos aqui para ajudá-lo e orientá-lo durante todo o processo.

© copyright Pyxo 2021